Mau tempo: Governo mobiliza 275 Espaços de Cidadão e 12 carrinhas móveis para zonas afetadas

O Governo vai disponibilizar, a partir de sexta-feira, 275 Espaços de Cidadão e 12 carrinhas móveis nos concelhos afetados pelo mau tempo em Portugal continental para ajudar a população no acesso aos apoios, anunciou hoje o primeiro-ministro.

Executive Digest com Lusa
Fevereiro 5, 2026
20:13

O Governo vai disponibilizar, a partir de sexta-feira, 275 Espaços de Cidadão e 12 carrinhas móveis nos concelhos afetados pelo mau tempo em Portugal continental para ajudar a população no acesso aos apoios, anunciou hoje o primeiro-ministro.

Numa declaração na residência oficial em São Bento, em Lisboa, após a reunião semanal do Conselho de Ministros e depois de se reunir com o Presidente da República, Luís Montenegro realçou que há “muitos portugueses” que têm dificuldades nesta altura, por várias razões, de aceder a estas plataformas ‘online’, “portanto têm de ter a adequada ajuda”.

“Neste momento, já temos disponível uma plataforma para o acesso aos apoios aprovados no passado domingo. Toda a informação relevante está disponível no ‘site’ apoioscalamidade.gov.pt”, indicou Luís Montenegro.

Para facilitar o acesso à plataforma ‘online’, até porque ainda há população sem energia elétrica e falhas de comunicações, o Governo vai mobilizar, a partir de sexta-feira, “275 Espaços de Cidadão e 12 carrinhas móveis” para os concelhos afetados, que estarão a trabalhar “conjuntamente com as autoridades locais, as juntas de freguesias, as câmaras municipais, as instituições sociais, voluntários que se têm juntado”.

O objetivo, segundo o primeiro-ministro, é ajudar todas as pessoas que têm dificuldade de acesso à plataforma ‘online’ a poderem reportar a sua situação “de forma rápida e expedita”, no sentido de usufruírem das ajudas “mais imediatas” do Governo, que já estão disponíveis.

Luís Montenegro realçou que o Governo aprovou no domingo um pacote global de apoio de cerca de 2,5 mil milhões de euros para ajudar as zonas afetadas pelo mau tempo em Portugal continental.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.